Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede faz entrega de Cartilha Agroecológica em escolas e instituições públicas

 

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Uma data para promover reflexões e atividades em defesa da natureza e das relações e práticas sustentáveis. Por isso, a equipe da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe criou uma agenda de visitas às escolas públicas da áreas de atuação do projeto para entrega da ‘Cartilha de Saberes Práticas Agroecológicas’.

 

Ontem, 05, as cartilhas foram entregues em duas instituições públicas de ensino no município de Carmópolis:  Centro de Educação Profissional Governador Marcelo Déda e Colégio Dom Pedro I, localizado no Povoado Aguada. Durante toda a semana a cartilha será distribuída em escolas públicas nos municípios de Indiaroba, Estância, Barra dos Coqueiros, Japaratuba e Pirambu.

 

 

De acordo com Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe – realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, a ação tem o objetivo de compartilhar e multiplicar o conhecimento popular e tradicional das mulheres da Rede com as gerações do presente e do futuro.

 

“O 5 de junho é um dia para chamar a atenção da população e dos gestores para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Acreditamos que nosso projeto, aliado ao conhecimento popular e tradicional das mulheres, contribui com o cuidado com a natureza, através do incentivo da prática agroecológica, que é uma forma sustentável e eficaz de garantir comida boa e saudável na mesa das famílias brasileiras”, afirmou.

 

Para Jerusa Magali, coordenadora do Centro de Educação Profissional Governador Marcelo Déda, a cartilha é mais uma importante produção da Rede protagonizada pelas mulheres. “A história de todas as mulheres é muito importante para construir esse tipo de material que valoriza a sabedoria delas. É, sem dúvida, um material maravilhoso feito por uma equipe muito competente”, disse.

 

Valdiene Vieira, mulher da Rede, moradora do Povoado Aguada, no município de Carmópolis, destaca que o protagonismo dela e de tantas outras mulheres no processo de produção da cartilha é o que mais a deixa feliz. “É a nossa história, né mulher. É o trabalho das mulheres da nossa comunidade. Tudo que a gente aprendeu na lida vida, e também nas aulas de agroecologia com o professor Thiago, está na cartilha. Eu tenho muito orgulho de fazer parte disso”, revelou.

 

 

A professora Elaine Oliveira, do Colégio Dom Pedro I, abriu as portas da escola para receber as ações do Projeto Rede, inclusive as palestras de Educação Ambiental, promovidas pelo engenheiro florestal da Rede, Thiago Vieira, e sua equipe. “O trabalho que a Rede faz é interessante, valoriza as mulheres e toda a gente da comunidade, ao mesmo tempo que promove ações de proteção ao meio ambiente. Tenham a nossa escola como uma parceira. Nosso alunos são inteligentes e interessados em projetos”, afirmou.

 

Hoje, 06, a coordenadora geral do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM) e tesoureira da Ascamai, Alicia Morais, realizou a entrega da ‘Cartilha de Saberes Práticas Agroecológicas’ na Escola Estadual Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, e órgãos da Prefeitura de Indiaroba como, Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e Secretaria Municipal de Obras.

 

Para Alicia, a distribuição da cartilha em escolas, instituições e repartições públicas é uma forma de compartilhar os saberes das mulheres e também de preservar a cultura tradicional dos povos. “Esse material precisa estar acessível para outras mulheres, crianças, estudantes, professores, pesquisadores, gestores e para quem mais quiser, porque ele guarda conhecimento, mantém viva a nossa história, e também propõe práticas de vida”, explicou.