Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Mulheres de Carmópolis lançam linha de produtos artesanais e fazem sucesso na mostra ‘Rede na Praça’

 

Na última sexta-feira, 26 de julho, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, reuniu aproximadamente 300 pessoas na Praça Poeta José Sampaio, no município de Carmópolis, para prestigiar a 1ª edição da mostra ‘Rede na Praça’, organizada em parceria com o SESC Sergipe e o apoio da Prefeitura Municipal de Carmópolis.

 

 

Uma tarde que celebrou a música, as expressões artísticas da cultura popular; promoveu palestras, rodas de conversa, exibição de filmes; contação de história e recreação para as crianças; adoçou o público com algodão doce e pipoca; e lançou, oficialmente, a linha de comercialização dos produtos artesanais das mulheres da Rede ´Sabores de Carmópolis´ e ‘Artes de Carmópolis’.

 

 

Para Mirsa Barreto, coordenadora do projeto, a mostra representou um momento de encontros, troca de conhecimentos e fortalecimento da Rede. “Foi um evento grandioso, que apresentou para o povo de Carmópolis a potência dessas mulheres. Elas são incríveis, com histórias de vida de muita luta e que tudo isso reflete o trabalho que hoje elas apresentam aqui. Cada sabor, cada cor, representa o que elas são e isso as fortalece, incentiva”, afirmou.

 

 

Valdiene Vieira, mulher da Rede, não esconde o sorriso de felicidade e de orgulho do caminho percorrido com suas companheiras de vida e, agora, de trabalho. “Nós acreditamos na Rede e a Rede acreditou em nós, e agora estamos aqui, recebendo o reconhecimento da nossa gente. Não tem alegria maior que essa”, disse.

 

A linha de produtos ‘Sabores de Carmópolis’ é composta por compotas de abacaxi, mamão, jaca e goiaba; e geleias de maracujá com manga, maracujá, goiaba, abacaxi, e tomate com pimenta. Já a linha ‘Artes de Carmópolis’ é a representação do trabalho artesanal das mulheres em macramê, crochê, e reciclagem em peças utilitárias e de decoração.

 

Inauguração

 

O dia 26 de julho também ficou marcado pela inauguração do Viveiro Agroflorestal Comunitário, no Assentamento Palmeira, em Carmópolis. De acordo com o engenheiro florestal da Rede, Thiago Vieira esse viveiro é apenas o primeiro a ser inaugurado, já que outros três estão sendo construídos pela Rede nos municípios de Pirambu, Estância e Barra dos Coqueiros. “Os viveiros têm cerca de 288m², com capacidade de produção de 2 mil mudas por mês de espécies da mata atlântica, representando uma alternativa de renda e sustentabilidade ambiental para as mulheres da comunidade”, afirmou.