Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Produtos artesanais das mulheres de Carmópolis serão vendidos no Shopping RioMar

 

 

A partir de uma parceria incrível entre o projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe e a loja colaborativa Reciclaria, os produtos artesanais das linhas Sabores e Artes de Carmópolis começam hoje, 31, a ser vendidos no Shopping RioMar, localizado na Zona Sul da capital sergipana.

 

São delícias como compotas de abacaxi, mamão, jaca e goiaba; geleias de maracujá com manga, maracujá, goiaba, abacaxi, tomate com pimenta; e o trabalho artesanal em macramê, crochê, e reciclagem em peças utilitárias e de decoração, produzidos por grupos de mulheres artesãs, pequenas agricultoras e donas de casa entrando em um importante roteiro de comercialização.

 

Para a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, a conquista desse espaço privilegiado de comercialização já é fruto do sucesso dos produtos, lançados na última sexta-feira, 26, no município de Carmópolis, durante a 1ª edição da mostra ‘Rede na Praça’.

 

“Estamos há um ano trabalhando na produção dessas linhas de alimentos e artesanatos e com muito empenho e cuidado, para a garantia e promoção da segurança alimentar e valorização da cultura popular do nosso estado, as mulheres da Rede começam a ter o seu trabalho reconhecido”, disse Mirsa.

 

E, para Silvânia Felizardo, artesã, filha de pequena agricultura e moradora do assentamento São José, em Carmópolis, reconhecimento é verbo que vem sempre acompanhado de grande responsabilidade, principalmente quando o objetivo é expressar um trabalho coletivo, carregado de histórias de mulheres guerreiras.

 

“Nossos produtos refletem quem nós somos, o caminho que percorremos até aqui. Por isso, acredito demais que as pessoas vão comprar nossas geleias, compotas, biscoitos, e sentir o sabor e a força das mulheres da nossa cidade”, afirmou Silvânia.

 

Ontem, 30, foi realizada uma degustação dos produtos das mulheres da Rede na loja Reciclaria e, segundo Marília Oliveira, administradora da loja colaborativa, os produtos são ótimos. “Tudo é muito gostoso, de verdade. Mas, gostei especialmente da geleia de tomate com pimenta e da compota de jaca. Os sabores são incríveis e a textura dos alimentos é perfeita. Sem medo de errar, a expectativa sobre as vendas é a melhor possível”, garantiu.

 

Para quem ficou instigado a conhecer o trabalho das mulheres da Rede, a loja Reciclaria fica no segundo piso do Shopping RioMar, próximo à nova praça de alimentação.

 

Economia Solidária

 

A Economia Solidária é um movimento colaborativo que reúne iniciativas econômicas sustentáveis e de autogestão, ao qual o projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe – realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental – faz parte e incentiva a participação das mulheres.

 

Nesse sentido, explica Mirsa Barreto, as lojas colaborativas, como a Reciclaria que comercializa produtos de diferentes segmentos, como roupas, presentes, artesanatos, acessórios de decoração, utilidades domésticas, entre outros, são parceiras e fortalecedoras de uma rede solidária de comercialização. “Quem tiver interesse em adquirir os produtos ou interesse em ser parceiro e incentivador do trabalho das mulheres da Rede, pode entrar em contato através das nossas redes sociais [@redesolidariademulheres]”, disse.