Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Projeto Rede lança catálogo agroecológico de mudas nativas

 

 

No próximo dia 17, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fará o lançamento do Catálogo Agroecológico dos Viveiros Florestais: Plantar Para Viver.

 

O catálogo é uma produção da equipe técnica do projeto, junto com as mulheres de quatro comunidades, localizadas nos municípios de Estância, Barra dos Coqueiros, Pirambu e Carmópolis, aonde a Rede implantou viveiros agroecológicos, com o objetivo de discutir a preservação ambiental e a geração de renda, a partir da produção de mudas nativas da Mata Atlântica para reflorestamento.

 

 

De acordo com Thiago Vieira, engenheiro florestal do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, o catálogo revela metodologias e algumas instruções de práticas agroecológicas. “São ações que podem ser construídas coletivamente e multiplicadas nas comunidades, com técnicas naturais e agroecológicas, utilizando saberes alternativos, dando uma resposta possível para a sustentabilidade”, afirmou.

 

“Não resta dúvidas de que há urgência planetária para o reflorestamento de áreas desmatadas. Ao plantarmos árvores, como sabemos, também plantamos água. Por isso, urge reflorestar matas ciliares, combater a erosão, reinserir plantas nativas em áreas degradadas. Essa é a nossa preocupação”, ressaltou Thiago Vieira.

 

 

O evento será realizado no auditório da ADUFS (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe), a partir das 15:00, na UFS/Campus São Cristóvão.

 

Faz parte da programação a mesa de debate “Preservação Ambiental e Incentivo à Cadeia Produtiva de Mudas Nativas em Sergipe”, que contará com a participação do Diretor de Gestão e Meio Ambiente da SEDURBS, Elísio Marinho dos Santos Neto; do professor do Departamento de Ciências Florestais da UFS, Dr. Robério Anastácio Ferreira; da engenheira florestal do Instituto BioTerra, Geise Azevedo Silva; e do engenheiro florestal do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, Thiago Roberto Soares Vieira.

 

 

Fotos: Pedro Alexandre