Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede realiza com sucesso segundo Seminário de Roteiro de Comercialização

 

Entre os dias 04 e 05 de março, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe reuniu 20 mulheres, representantes de suas comunidades, durante realização do Seminário Para Elaboração de Roteiro de Comercialização – Parte II, na Sede do Projeto em Aracaju, com o objetivo de aprofundar as reflexões acerca do Turismo de Base Comunitária (TBC) e as possibilidades de implantá-lo nas comunidades, a partir da teoria e da prática de pesquisadores, realizadores e comunidades.

 

O seminário contou com a parceria e participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) como, Daniella Pereira de Souza Silva, Patrícia Santos de Jesus, Laura Almeida de Calasans Alves, e Augusto César Vieira dos Santos e os alunos participantes do Núcleo de Empreendedores da UFS. Além de Claudia Bezerra dos Ramos, do Instituto Gastronômico das Américas, Gabriela Nicolau, da Agência Vento Leve, Rita Simone, do SESC, e a liderança indígena Cleonice Pankararu, da Aldeia Cinta Vernrlha-Jundiba, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

 

A professora Daniella Pereira de Souza Silva destacou que “valorizar o trabalho já existente nas comunidades, associados ao aprendizado, a vivência e a experiência que o turista não convencional pode ter com o Turismo de Base Comunitária”, disse.

 

Para a pesquisadora Patrícia Santos de Jesus afirmou que mesmo um grupo pequeno de pessoas da comunidade consegue implantar uma experiência de TBC, “basta o grupo ter formação, elaborar um roteiro viável e em detalhes, observando com destaque a questão do transporte e da segurança, de modo que assegure uma relação econômica justa entre turista e comunidade”, disse.

 

A professora Laura Almeida de Calasans Alves recomendou cautela na implantação do TBC e deu orientações básicas para as comunidades ao ofertar alimentos e bebidas, local para dormir, descansar a “pessoas que não são membros habituais da família”. “Afinidade recíproca, no ato de ofertar e receber, com amabilidade, cuidado, respeito, ou seja, ao ser hospitaleiro, o anfitrião adquire prestígio e respeito não só do turista, mas também, da comunidade local é essencial”, contou.

 

Já Claudia Bezerra dos Ramos, do Instituto Gastronômico das Américas, destacou o tema da precificação, numa perspectiva de as mulheres não perderem dinheiro nesse processo. A professora ensinou uma fórmula, baseado em teorias econômicas e administrativas, para precificar produtos que, “basicamente, envolve desde tempo de trabalho empenhado para a produção até gastos com higiene pessoal, transporte, uniforme e etc. o objetivo da fórmula seria garantir uma forma equilibrada de precificar o serviço ou o produto”, explicou.

 

Para ela, o do empreendedorismo social é “a valorização de algo que as mulheres já fazem, que são parte de suas experiências de vida, de suas memórias afetivas e realidade socioeconômica”, completou Claudia.