Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede Solidária de Mulheres faz webinar para lançar nova fase do projeto

Nos dias atuais, em que a comunidade planetária foi atingida pela pandemia da Covid-19, uma das questões que ganha centralidade no debate público refere-se a saúde mental, agravada pelas desigualdades sociais, insegurança alimentar e a violência por questões raciais e de gênero. Pensando nisso, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) em convênio com a Petrobras, lançará o retorno de suas ações através de um webinar, no próximo dia 21, às 18h30, cujo objetivo é construir uma cartografia do estado emocional e das iniciativas das mulheres durante a pandemia.

O webinar será dividido em dois momentos. “O primeiro, será composto por falas de apresentação dos objetivos do Projeto e saudações às mais de 400 mulheres que participam do Projeto. Já no segundo, vamos construir uma cartografia emocional das mulheres participantes do projeto, com objetivo de mapear como elas enfrentaram e resistiram a todo esse período da pandemia de covid-19. Compreender tudo isso é fundamental para construir um processo coletivo, respeitando as histórias e vivências dessas mulheres”, explica Mirsa Barreto, coordenadora do projeto.

A coordenadora de Educomunicação do Projeto, Agatha Cristie, explica que realizar o evento em formato online faz parte de uma estratégia sanitária e de comunicação, já amplamente difundida durante a pandemia, que garantirá a participação de todas as mulheres com a segurança necessária exigida pelo momento. “A tecnologia móvel e plataformas digitais são meios importantes para a promoção da solidariedade, fortalecimento de capacidades e rede de afetos. Enfrentamos as barreiras da exclusão digital para construir uma conexão, ainda que à distância, de valores guiados pela empatia e boas práticas para fortalecer as mulheres em suas comunidades”, afirma.

CONVIDADAS

Participam como convidadas do webinar a advogada Valdilene Oliveira Martins, presidente da Comissão Especial de Direitos Humanos do Instituto Ressurgir e ex-presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB/SE; a catadora de mangaba e presidente da Ascamai, Alicia Moraes; a coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, Mirsa Barreto; e a doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Rita Simone.

Além das mulheres participantes do Projeto, moradoras dos povoados Pontal, em Indiaroba; Ribuleirinha e Manoel Dias, em Estância; Capuã, na Barra dos Coqueiros; Baixa Grande, em Pirambu; Porteiras, em Japaratuba; Santa Bárbara, Aguada e assentamentos São José e Palmeira, em Carmópolis; e das mulheres rendeiras da Casa do Artesão e da Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (ASDEREN).

“Lançar a nova fase do Projeto, depois de enfrentar o maior desafio da história recente de nossa humanidade, é uma felicidade que não cabe em nós. Estamos fazendo tudo com muito cuidado para garantir a segurança de todas e assegurar a construção de dias melhores, através da nossa organização e construção coletiva com essas mulheres que nos inspiram todos os dias”, afirmou Mirsa Barreto.

O webinar será transmitido pelo canal do Youtube e página do Facebook da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe.