Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Prefeitura de Carmópolis reafirma compromisso com a doação de terreno para construção de unidade produtiva das mulheres da Rede Solidária no município

 

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 6, a coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, Mirsa Barreto, junto com representantes da Associação de Mulheres da Rede Artesanal de Carmópolis (Asmurac), participaram de reunião com a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, para discutir aspectos legais para formalizar a doação de um terreno onde será construída uma unidade produtiva de alimentos.

 

A construção faz parte das ações indicadas no Projeto Rede Solidária de Mulheres, que é realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) em convênio com a Petrobras e apoio da Universidade Federal de Sergipe. Prevista para iniciar em janeiro de 2022, a obra está orçada em 200 mil reais, em um projeto arquitetônico de 100 metros quadrados e com prazo de construção de 4 meses, onde as mulheres irão produzir alimentos e fortalecer a economia solidária no município.

 

“Vamos agilizar a aprovação da doação do terreno ainda este ano na Câmara e também ceder o Centro dos idosos na sede de Carmópolis e no povoado Aguada. Vai ser mais uma atividade para que os assistidos pelo espaço participem”, disse Esmeralda Cruz, prefeita de Carmópolis.

 

De acordo com Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres, a conversa realizada com a prefeitura foi bastante produtiva e acredita que o diálogo “vai fazer a luta das mulheres avançar no município, assim como beneficiar os idosos que poderão participar das atividades. A doação do terreno é fundamental para que as mulheres possam ter o seu espaço físico definitivo onde elas vão continuar construindo seus trabalhos e suas histórias por meio da economia solidária”, relatou.

 

Assistência Social

Aventada a possibilidade de utilização do Centro de Idosos da sede de Carmópolis e também do Povoado Aguada, o secretário de Assistência Social, Alexandre Magalhães, se prontificou a contribuir com a proposta. “O que depender de mim, as mulheres da Rede Solidária terão todo o apoio para desenvolver suas ações e ampliar suas atividades aqui no município”, disse o secretário.

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres atua junto com as mulheres de Carmópolis desde 2018, construindo de forma participativa a produção de alimentos e artesanato, realizando cursos e seminários visando o desenvolvimento e o empoderamento dessas mulheres. O Centro de Idosos já foi espaço de realização de atividades das mulheres da Rede em outras oportunidades e, após o encontro, a concessão do uso do ambiente nessa nova fase do projeto foi mais uma vez concretizada.

 

Com a doação do terreno, a construção do espaço da unidade produtiva de alimento significa mais uma conquista para as mulheres que compõem a Rede Solidária no município. Garantindo um ambiente fixo, permanente e com estrutura capaz de reunir as mulheres para a produção de alimentos seguros e de qualidade.