Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

UFS renova convênio com associação de Catadoras de Mangaba

Crédito: Pedro Alexandre

 

 

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) renovou o termo de cooperação técnica com a Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) por mais cinco anos, cujo objetivo é desenvolver ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão entre as duas instituições, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Ascamai em parceria com a Petrobras.

 

Para a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Sueli Maria da Silva Pereira, a renovação do termo reforça o compromisso e o diálogo da UFS com as demandas da sociedade civil. “A universidade a cada dia procura estreitar laços com a sociedade e a Pró-reitoria de Extensão que tem lida mais diretamente com essa responsabilidade, através de contratos de apoio e convênio de termo de cooperação”, explicou.

 

A pró-reitora também destaca a importância da atuação da Ascamai. “Nós ficamos muito felizes em poder renovar esse termo de cooperação com a Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba, que realiza o Projeto Rede Solidária de Mulheres, que é tão importante para fortalecer o trabalho feminino. As catadoras de mangaba são tradicionais, têm uma história consolidada em Sergipe. A universidade já teve a alegria de trabalhar com a Ascamai em outros momentos, por meio de outras parcerias no passado e fica muito feliz em renovar e agora poder fazer essa articulação de parceria de aprendizado é mútuo”, completou a professora Sueli Pereira.

 

Segundo a presidente da Ascamai, Alicia Salvador, o convênio contribui com o desenvolvimento das ações propostas pela Ascamai no Projeto Rede Solidária. “A UFS é uma instituição que a sociedade respeita e tem confiança. À medida que conquistamos o seu apoio institucional, esses valores de respeito, credibilidade e confiabilidade também recaem sobre a Ascamai e nossas ações, assim como a nossa história de luta e o nosso conhecimento tradicional contribui para que o conhecimento produzido na universidade seja mais popular, dialogue mais com a realidade da vida do povo”, disse Alicia.

 

Convênio

De acordo com a minuta do convênio, além da possibilidade de realização de cursos, aulas práticas, treinamentos, seminários, visitas técnicas, para fins educacionais, ou outras formas de democratização do conhecimento que se fizerem necessárias, também está prevista possibilidade dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe estagiarem no Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe.

 

Segundo a coordenadora da Rede Solidária de Mulheres, Mirsa Barreto, o projeto vai abrir processo seletivo para estágio nas áreas de Administração, Engenharia Florestal e Engenharia de Alimentos, com bolsa e carga horária de 20h semanais. “Nosso objetivo é também contribuir com a formação das e dos estudantes, através de uma experiência de atuação em um projeto social, que trabalha com mulheres de comunidades tradicionais, numa perspectiva de geração de renda e sustentabilidade das comunidades. Essa é uma experiência que pode marcar a vida profissional desses jovens”, afirmou Mirsa.