Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba entrega auxílio gás e alimentação em parceria com a Petrobras

A Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), com apoio da Petrobras, irá realizar a entrega de vales gás e vales alimentação em oito municípios do estado de Sergipe.  O processo de cadastramento para a inclusão de 558 famílias já foi iniciado e será feito com o apoio de mobilizadoras formadas pelo projeto Rede Solidária de Mulheres, desenvolvido pela Ascamai e patrocinado por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Serão beneficiadas famílias, a maioria delas participantes do projeto Rede, chefiadas por mulheres e que se encontram em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Estância, Barra dos Coqueiros, Indiaroba, Japaratuba, Divina Pastora, Pirambu, Maruim e Carmópolis contarão com o benefício. O projeto Rede Solidária de Mulheres vai ainda contribuir com a formação de mobilizadoras que auxiliarão na entrega dos auxílios. Cada área de atuação do Projeto conta com pelo menos uma mobilizadora que vai facilitar e orientar as famílias durante o processo de entrega.

Trabalho das mobilizadoras

Esse trabalho de mobilização já é uma prática comum dentro do Projeto Rede, onde o incentivo do protagonismo e da liderança das mulheres na comunidade constrói de forma natural essa prática de mobilização. A atividade de mobilizadora será realizada por mulheres que conheçam suas comunidades e consigam liderar os grupos de forma fraterna. É uma atividade que exige respeito e confiança.

De acordo com Conceição Souza Mendonça, que atua como coordenadora da iniciativa, a mobilização é essencial para que qualquer ação aconteça de forma eficiente. “As mulheres que estão na comunidade dialogam melhor entre elas do que uma pessoa que chega de fora. Porque é um exercício de confiança que vai acontecendo todos os dias. Então, uma mobilizadora sabe como é a rotina das famílias no local, quem precisa genuinamente de auxílio, seja através de benefícios ou de orientação mesmo. Elas cumprem o papel de forma que ninguém fique no prejuízo por falta de informações. Nosso papel enquanto Projeto Rede é o de fornecer essas informações e formar as mobilizadoras”, disse Conceição.

As reuniões com as mobilizadoras já iniciaram durante o início do mês de maio, informando sobre o calendário de entrega, alertando sobre os cuidados com o uso do vale gás e do vale alimentação, orientando sobre o que deve ser feito com aquelas famílias que apresentaram problemas nos cadastros. Essas ações já estão sendo realizadas por Silvana Correia, na Barra dos Coqueiros e por Tainara Vidal, no município de Estância. Duas mobilizadoras que também são lideranças em suas comunidades.

“O meu papel aqui na comunidade como mobilizadora é o de mobilizar as mulheres quando se tem alguma coisa por aqui. E agora para a entrega dos benefícios, o meu papel é o de chamar as que foram contempladas e passar as informações necessárias. Os auxílios vão ajudar muito porque nesse processo de pandemia, a coisa dificultou muito, não só aqui na Barra dos Coqueiros, como nos outros lugares também. Com o aumento da alimentação, o aumento do gás, as coisas ficaram mais difíceis porque muitas pessoas não tem mais emprego, não tem mais como se sustentar mesmo”, afirmou Silvana.

Para Tainara Vidal, a entrega dos benefícios vai ser um alívio para famílias que, como ela mesma compartilhou, estão tendo que escolher quais refeições fazer no dia, além de haver um retorno das mulheres da comunidade para o fogão de lenha. “Tanto o vale gás, quanto o vale alimentação vai aliviar muito a vida de muitas mulheres. A gente ainda está em um período de pandemia, parece estar um pouco mais tranquila graças as vacinas, mas ainda existem muitas dificuldades. É uma iniciativa maravilhosa porque a fome está aí, as mulheres estão sofrendo sem trabalho, a gente teve um retrocesso gigante e o custo de vida está muito alto. Você escuta pessoas falando que não sabem mais o que é comer uma carne, porque famílias grandes realmente não tem mais condições. Então vai ser de grande ajuda”, relatou Tainara.

Iniciativa de acesso ao gás de cozinha

Essa ação faz parte da iniciativa social da Petrobras com foco no acesso ao gás de cozinha, que abrange todas as regiões do país e prevê a distribuição de botijões ou auxílios para compra de gás de cozinha por famílias socialmente vulneráveis, associado, quando possível, à entrega de itens de alimentação.  Para esta etapa da iniciativa, a Petrobras fechou parceria com 56 instituições sem fins lucrativos, que atuam na execução de projetos socioambientais e de condicionantes ambientais da companhia, sendo a Ascamai uma delas, para realizar a doação para as famílias selecionadas. Serão beneficiados direta e indiretamente mais de 400 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, vivendo no entorno de unidades operacionais da empresa ou que participam dos projetos apoiados pela companhia, em dezesseis estados do país. As famílias são identificadas com o apoio das instituições parceiras, que são responsáveis por operacionalizar as doações.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: https://petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meio-ambiente/sociedade/iniciativa-petrobras-de-doacao-de-gas/