Entre os dias 03 e 05 de agosto, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vai promover um encontro com as associações que fazem parte do Projeto para o Workshop sobre Turismo de Base Comunitária (TBC).
Em 2018, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe elaborou junto a outras entidades parceiras o documento intitulado “Roteiro de Comercialização – Turismo de Base Comunitária”, o material foi distribuído para as comunidades que fizeram parte do processo e também para a sociedade em geral. Em 2022, quem está à frente das oficinas de Turismo de Base Comunitária é a turismóloga e catadora de mangaba, Patrícia Santos, visitando as associações e propondo mais um material que trace um roteiro turístico nos territórios.
Para o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, o Turismo de Base Comunitária é um modelo que se opõe ao turismo predatório, sem agressão ao meio ambiente e com respeito às comunidades que o realizam. É uma dinâmica que propõe uma vivência junto com moradores de um território, modos de vida, saberes e fazeres, privilegiando as singularidades dos locais. É uma prática de acolhimento aos visitantes e de independência financeira para as associações e famílias que recebem essas pessoas com toda a bagagem histórica que possuem.
Para Patrícia, as oficinas que vêm sendo realizadas nas comunidades mostrou como as mulheres possuem suas particularidades no território, mas também uma intersecção entre eles. “As comunidades são diversas, mas os saberes ancestrais, a coragem feminina, o modo de vida simples e honesta das pessoas são coisas que elas têm em comum. A gente consegue pensar juntas roteiros incríveis para o turismo onde os visitantes vão voltar para suas casas com muitas histórias e afetos”, pontuou a turismóloga.
Durante o workshop, além dos integrantes do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) estará presente na atividade, na figura do professor Dr. Dênio Azevedo, professor adjunto do Departamento de Turismo da UFS, e que possui doutorado e mestrado em Sociologia, tendo como áreas de interesse o estudo do turismo no âmbito da comunicação e imaginários, história e memória e cultura e identidades-consumo.
O workshop servirá como finalização das oficinas que Patrícia vem ministrando na finalidade de que as mulheres criem roteiros turísticos em suas comunidades. Na oportunidade, elas vão dialogar conjuntamente com o objetivo de construir um roteiro integrado, assim como conhecer aspectos mais específicos do turismo como a precificação do trabalho realizado por elas durante as visitas.
Programação Workshop Turismo de Base Comunitária (TBC)
03/08/22 – Quarta feira
8h – Café coletivo
9h – Abertura das atividades com dinâmica memória afetiva
9:40 – Exibição fotográfica dos atrativos comunitários (desenhos coletivos)
10:30 – Apresentação dos Roteiros Comunitários
11:30 – Análise coletiva: Roteiros Individuais e Coletivos
12:30 – Almoço
14h – Precificação para hospedar: técnicas e práticas
16h – Trabalho em grupo
17h – Apresentação dos grupos
18h – Avaliação das atividades
Dia 04/08/22 – Quinta feira
8h – Dinâmica de entrosamento
9h – Ferramentas de inclusão digital para o TBC
12:30 – Almoço
14h – Roda de Conversa | Dialogando sobre culturas populares e resistências nas atividades de Turismo de Base Comunitária (com o Professor Dênio Azevedo/UFS)
17h – Documentário
18h – Avaliação das atividades
Dia 05/08/22 – Sexta feira
8h – Dinâmica da saudade
8:30 – Construindo Folder para Roteiros
10h – Roda de Conversa com Agência de Viagem | Experiência com TBC em Sergipe
12h – Avaliação das atividades
12: 30 – Almoço
14h – Retorno às Comunidades
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.