Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe participa de seminário do Programa Nacional de Turismo Gastronômico

 

Nos dias 24 e 25 de novembro, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe estará presente no I Seminário para Multiplicadores do Programa Nacional do Turismo Gastronômico de 2022. O evento vai acontecer no Museu da Gente Sergipana, das 8h30min da manhã às 13h, e vai contar com expositores gastronômicos e de artesanatos, palestras de formação, rodas de conversas e outras atividades.

 

A turismóloga e catadora de mangaba, Patrícia Santos, é uma colaboradora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, construindo junto às comunidades que integram o Projeto um roteiro de turismo de base comunitária. Patrícia será uma das convidadas para a roda de conversa “Políticas Públicas, Alimentos Identitários, Saberes e Fazeres” a ser realizada no dia 25, às 11h da manhã.

 

Além da participação de Patrícia na roda de conversa, as mulheres do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe irão participar da “Feira de Artesanato e da Economia Criativa”. A feira é uma atração do seminário e serão comercializados os produtos das catadoras de mangaba de das artesãs do Projeto Rede.

 

“É sempre um processo de aprendizado participar e poder contribuir com eventos como esse, nós já dialogamos com as mulheres sobre o turismo de base comunitária, já construímos roteiros turísticos e agora estaremos abordando o turismo gastronômico. Isso vai trazer para as mulheres do Projeto uma outra perspectiva e novas possibilidades para desenvolver as habilidades das comunidades”, disse Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto.

 

O objetivo do evento é formar multiplicadores para a atuação das diretrizes do Plano Nacional de Turismo e estimular a aquisição de conhecimentos e integração regional. Para isso, a programação conta também com visitações ao Mercado Municipal de Aracaju e ao município de São Cristóvão, realizando um intercâmbio cultural e gastronômico com os participantes do seminário.

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe é realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS).