Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe disponibiliza download de livro com histórias inspiradoras

 

Ainda em setembro de 2023, foi lançado o livro reportagem “Mulheres Inspiradoras: histórias em rede”, que conta a trajetória de vida e luta de algumas representantes das áreas de atuação do projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Onze mulheres fazem parte do livro, sendo Silvana Correia (povoado Capuã – Barra dos Coqueiros), Eugênia Lima (Carmópolis), Valdiene Vieira (povoado Aguada – Carmópolis), Elisana Santos (Assentamento Palmeira – Carmópolis), Tainara Vidal (povoado Ribuleirinha – Estância), Dilva Santos (povoado Manoel Dias – Estância), Roseane Lima (povoado Porteira – Japaratuba), Alícia Salvador (povoado Pontal – Indiaroba), Josilene Tavares (povoado Alagamar – Pirambu), Nidiele de Jesus e Maria Jivanilde (Divina Pastora).

 

O livro foi assinado pela Petrobras e está disponível no site do projeto Rede Solidária (www.redesolidariademulheres.com.br), podendo ser acessado por todo o público interessado nas histórias inspiradoras de diversas mulheres sergipanas. Para Rita Simone, jornalista do projeto Rede Solidária que escreveu a apresentação da publicação, o livro é uma forma de celebrar as memórias e as trajetórias inspiradoras das mulheres que fazem parte do projeto.

 

“Nós temos aqui a representação da diversidade e da força da mulher através das catadoras de mangaba, das rendeiras e das artesãs, que celebram a sua ancestralidade com a força da união e do sagrado feminino que nos une. É um grande marco e uma grande felicidade poder lançar histórias para que o mundo conheça a força das mulheres do projeto”, afirmou.

 

Assim como todas as ações do projeto, que utiliza metodologia participativa para desenvolver suas atividades, o livro é mais uma publicação feita com contribuição da equipe técnica e das mulheres que participam da iniciativa. Durante o lançamento, Tainara Vidal, que produziu o documentário “Elas em elos: a força das mulheres em Rede” e foi personagem no “Histórias Transformadoras”, vídeo biográfico produzido pela Petrobras, contou como foi participar de mais uma publicação do projeto.

 

“Quando falaram comigo sobre a ideia de participar de um livro, eu achei maravilhoso. Não me imaginava nesse local de contar minha história em vídeo e texto e, principalmente, que essa história iria tocar tanto as pessoas ao ponto de inspirá-las. O livro ficou lindo e eu tenho certeza que quem ler vai se emocionar”, comemorou Tainara.

 

“Mulheres Inspiradoras: histórias em rede” é uma publicação que pretende preservar a memórias das Catadoras de Mangaba, artesãs e rendeiras que fazem parte do projeto, mas que podem ter suas histórias identificadas em muitas outras mulheres trabalhadoras e resistentes. Para a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, a publicação deve ser celebrada por sua potência e inspiração.

 

“Quando as mulheres confiam na nossa equipe para que suas histórias sejam contadas, é uma demonstração de todo o trabalho de acolhimento e parceria que viemos desenvolvendo por anos, desde o primeiro projeto. É uma forma de deixar registrada para as gerações futuras os desafios enfrentados pelas extrativistas e artesãs, o caminho de luta percorrido e as vitórias que elas conseguiram alcançar coletivamente”, destacou.