Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Estratégias de incidência política nos territórios é tema de reunião da Ascamai com Catadoras de Mangaba

 

Na manhã de hoje, 04, a Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) e o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe promoveram uma reunião com representantes das Catadoras de Mangaba de Estância, Barra dos Coqueiros, Japaratuba e Pirambu, para socializar o acúmulo do curso ‘Estratégias de Incidência Política”, promovido pela CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) em Salvador, entre os dias 16 e 20 de setembro, do qual participaram Alicia Morais, tesoureira da Ascamai e coordenadora do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), e Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede.

 

De acordo com Mirsa Barreto, o curso reuniu representantes de diversas organizações e movimentos sociais (movimento ecumênico e de mulheres negras, juventude negra, e populações tradicionais como povos indígenas, comunidades quilombolas, catadoras de mangada e fundo e fecho de pasto) com o objetivo de fortalecê-los/as em incidência política, considerando a relação com a sociedade e com o Estado.

 

“Foi um curso importante, onde cada movimento e organização social relatou o contexto de lutas e de suas realidades, apresentando símbolos de suas comunidades e territórios para identificar problemas e definir uma linhas de atuação. Aprendemos e compartilhamos muito nesses dias”, afirmou Mirsa.

 

Para dar sequência ao debate, foi apresentado aos grupos um leque diversificado de ferramentas, como a análise de problemas e de soluções, atores envolvidos, priorização de táticas de incidência, fases do processo de elaboração e implementação de políticas públicas e compreensão das diversas etapas de incidência.

 

Para Alicia Moraes, o curso representou mais um momento de fortalecimento da luta das Catadoras de Mangaba na defesa de seus territórios. “A luta da gente as vezes parece isolada, mas são em espaços como o desse curso que a gente descobre que não está só na luta, nem na disposição de mudar as coisas. Lá, encontramos gente lutadora do país inteiro com objetivos e histórias comuns, isso nos fortalece coletivamente”, disse.

 

Agora, as ações de incidência política nos territórios das extrativistas serão discutidas e aprovadas no Encontro do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na sede da Associação das Catadoras de Mangaba da Barra dos Coqueiros.