Em 2019, a Rede atuou com as mulheres de Carmópolis, promovendo oportunidade de trabalho e geração de renda, através do beneficiamento de frutas comuns como, goiaba, jaca, tomate, jenipapo, abacaxi, manga, maracujá, que geram doces, licores, geleias, compotas, e biscoitos. A partir daí, a Rede criou a linha de produtos “Sabores de Carmópolis”, cuja marca expressa culturalmente o trabalho das mulheres de Carmópolis.
Também foi criada a marca “Artes de Carmópolis”, que apresenta o trabalho artesanal das mulheres, a partir dos seus talentos e vocações. Nessa perspectiva, o projeto qualificou o que já existia através de uma demarcação de paletas de cores, tendências, e modelos, gerando um produto com ainda mais qualidade e identidade.
Já nas áreas de Catadoras de Mangaba, o projeto atuou para aperfeiçoar os produtos com sabores dos frutos do bioma restinga, a exemplo da geleia, licor, biscoito, doce, sorvete, entre outros, de mangaba, cambuí e murici.
Todos esses produtos já ganharam valor de mercado e estão sendo comercializados em eventos grandes e importantes do estado como, Feirinha da Gambiarra, Feira da Praça Fausto Cardozo, Loja Reciclaria no Shopping Riomar, Feiras na Petrobras (sede Aracaju e Carmópolis), Feira na Universidade Federal de Sergipe, Feira Agroecológica do Sesc, Feira no Museu da Gente Sergipana, Feira da Sergipanidade, entre outras. Com isso, o recurso adquirido com as vendas já está circulando, permitindo uma melhoria na renda e na qualidade de vida das mulheres.
Agora, as mulheres já se planejam para ampliar a rede, no sentido de levar a sua produção alimentar também para a alimentação escolar, criando interação entre as mulheres da Rede, a comunidade e os órgãos públicos, através do princípio da soberania alimentar.
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