Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Após dois anos de atuação, projeto Rede Solidária de Mulheres entrega 1.425 certificados de cursos profissionalizantes e artesanais

 

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe certificou 411 mulheres cadastradas ao projeto. No total, foram emitidos 1.425 certificados, considerando que as mulheres tiveram a oportunidade de participar de mais de um curso.

 

Desses 1.425 certificados, 242 são referentes aos cursos profissionalizantes, 338 aos cursos artesanais, 285 às palestras de Educação Ambiental, 119 às oficinas de Boas Práticas de Fabricação, 307 às oficinas de Educomunicação, 90 às oficinas de Agroecologia, e 44 à produção e implantação dos Viveiros Agroflorestais Comunitários.

 

Com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, foi possível realizar todas essas atividades que geraram ampliação de conhecimento e oportunidade para a conquista de vaga no mercado de trabalho, através dos cursos artesanais de Reciclagem, Bonecas, Corte e Costura, Macramê, Biscuit, Crochê, Maquiagem, Alimentos Artesanais, Design de Moda, Moda Praia, e dos cursos profissionalizantes de Bolos e Tortas, Cuidador de Idosos, Informática Básica, Informática Avançada, Tecnologia da Confecção, Corte e Costura, Atendimento ao Cliente, Rotinas Administrativas, e Sublimação elas tiveram oportunidade de trabalho e geração de renda.

 

Para Dilva de Souza, Catadora de Mangaba de Manoel Dias, em Estância, os cursos foram importantes para sua comunidade. “Agradeço demais a oportunidade que o projeto deu para as jovens e para as coroas como eu. Muitas jovens da nossa comunidade não tinham oportunidade de fazer cursos, algumas por causa dos filhos e do marido, e o projeto deu essa oportunidade. Isso foi muito importante pra gente continuar sonhando com o futuro”, reconhece.

 

Já Ednalva de Jesus, Catadora de Mangaba de Capuã, na Barra dos Coqueiros, acredita que as mulheres da sua comunidade cresceram coletivamente, a partir dos cursos. “Eu sou uma mulher que não faço nada pensando só em mim, por isso, acredito que o projeto foi maravilhoso para a nossa comunidade, recebemos vários cursos importantes. Fomos acolhidas e acolhemos as mulheres de tantas outras comunidades. Crescemos todas juntas”, afirmou.

 

A Rede ainda promoveu palestras de Educação Ambiental; rodas de conversa sobre Violência Doméstica e de Gênero, Racismo; Direito à Comunicação; Workshop Internet e Redes Sociais; oficinas de Educomunicação, Fotografia, Processamento de Alimentos e Boas Práticas, Agroecologia. Realizou Seminário Para Elaboração do Plano de Negócios, Seminário para Elaboração do Roteiro de Comercialização com Turismo de Base Comunitária, Seminário de Práticas de Organização, Produção e Comercialização; Intercâmbios de Conhecimento. Construiu quatro Viveiros Agroflorestais.

 

Parcerias

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe é uma realização da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) que, ao longo dos últimos dois anos, contou com diversas parcerias e apoios para desenvolver todas as ações como, Universidade Federal de Sergipe, SergipeTec, SESC, Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), Centro de Educação Profissional Marcelo Déda, Prefeitura Municipal de Carmópolis, entre outros.