Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede realiza reunião para mobilização, organização e suporte comunitário

 

Nesta segunda-feira, 07, O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) com a parceria da Petrobras e apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), promoveu uma reunião com mulheres representantes das áreas de atuação do projeto para mobilização, organização e suporte comunitário.

 

De acordo com Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto, o chamado para a reunião teve o objetivo de construir uma avaliação coletiva do primeiro quadrimestre de execução do Projeto, compreendido no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022.

 

“O primeiro quadrimestre foi um desafio, porque representou um grande trabalho no processo de mobilização e cadastro das mulheres em todas as áreas. Isso foi muito difícil, principalmente por conta da pandemia e apesar do reforço das mobilizadoras locais junto com a equipe. Na reunião, discutimos estratégias para manter as mulheres mobilizadas, já que estimular a participação das mulheres nas atividades tente a ser um processo continuo no decorrer da execução do projeto”, explicou Mirsa.

 

Atualmente, são 442 mulheres cadastradas no Projeto que, segundo Tainara Vidal, catadora de mangaba, enfrentam múltiplas dificuldades, inclusive de ordem pessoal. “Realmente manter as mulheres mobilizadas será um trabalho muito difícil, isso porque é muita luta no nosso dia a dia. Mas nós queremos ficar firmes e acreditamos na proposta do Projeto. Nós vamos atuar juntar para que as atividades aconteçam da melhor forma possível”, disse Tainara.

 

Para Alicia Salvador, presidente da Ascamai, a dificuldade para mobilizar as mulheres não é uma simples questão de falta de interesse. “As mulheres se movem pela realidade e a nossa vida está muito difícil. Está tudo caro, a maioria de nós está desempregada, perdendo os territórios e o direito de catar mangaba, perdendo vendas. Então é muita preocupação, sem saber como gerar renda”, falou Alicia.

 

Estratégias

 

A partir da experiência de cada associação e de cada comunidade, as mulheres elaboraram juntas uma proposta de incidência e mobilização que passa pela construção de mais espaços de escuta ativa, formação e auto-organização das mulheres; fortalecimento das ações de cada grupo; fortalecimento de todas as mulheres, mas especialmente das mulheres que estão à frente do processo de liderança e mobilização; buscar as melhores alternativas metodológicas para desenvolver as atividades; construir novas parcerias; intercâmbio de conhecimento; alternativas de logística; entre outras ações.

 

“Muitas estão desestimuladas ao extremo, que não conseguem nem interagir. Mas nós vamos umas apoiar às outras para que todas consigam reagir a todas essas dificuldades e construir um futuro melhor juntas, porque nós somos parceiras”, afirmou Julcimara Florípedes, integrante da Associação de Mulheres da Rede de Carmopólis (ASMURAC).

 

8M

 

Amanhã, 08, a programação continua com a participação das mulheres da Rede no Ato em apoio às Catadoras de Mangaba na Reserva Extrativista do Bairro Santa Maria, em Aracaju, e também pela defesa da vida de todas as mulheres. A mobilização também faz parte da agenda de atividades, organizada pelo Fórum de Mulheres de Sergipe, em alusão ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher.

 

“O dia da mulher é dia de luta, por isso, estaremos na rua lutando com nossas companheiras catadoras de mangaba de Aracaju, que estão enfrentando uma grande batalha contra a destruição dos seus territórios. Também vamos mais uma vez denunciar a violência doméstica e o feminicídio, porque é um direito de nós mulheres viver uma vida sem violência”, afirmou Alicia Salvador, presidente da Ascamai.

 

O ato acontecerá a partir das 8h, na Reserva Extrativista das Mangabeiras Pe. Luiz Lamper, localizada no Bairro Santa Maria, onde será realizada uma missa ecumênica e em as mulheres sairão em marcha pelas ruas do bairro, passando pela Avenida Gasoduto/Padre Antônio Patrício de Melo, seguindo pela Avenida José Rodrigues Sobrinho e encerrando no CRAS novo da rótula do Bairro 17 de Março.

 

Programação da Reunião para Mobilização, Organização e Suporte Comunitário:

 

07/07/22

8h – Café

9h –Dinâmica/Apresentação

9:30 – Análise coletiva sobre a mobilização nas Associações

10:30 – Apontamentos dos Planos de Negócios das Catadoras e Carmópolis

12:30 – Almoço

14h –  DRP das áreas Alagamar e Divina Pastora em grupo

15:30 – Café com bolo

16h – Apresentação do trabalho em grupo

17h – Discutindo o Roteiro Comunitário

 

08/03/2022

8h – Café

9h – Apoio as Catadoras de Mangaba na Reserva Extrativista do Santa Maria

12h – Almoço

14h – Conversa com o grupo da Associação de Carmópolis