Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Áreas novas celebram a integração ao Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ampliou suas áreas de atuação, oportunizando que novas comunidades sejam contempladas ao longo de dois anos com a realização de oficinas e atividades de formação baseadas na empatia, respeito, emancipação e solidariedade entre as mulheres.

 

Entre 2023 e 2025, dezessete associações de organização de mulheres divididas entre os municípios de Indiaroba, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Pirambu, Carmópolis, Divina Pastora, Neópolis, Santo Amaro das Brotas, Estância e Poço Verde contribuirão para o fortalecimento da luta pelo território extrativista, pela preservação dos saberes ancestrais e manuais e pela autonomia das mais de 500 mulheres inscritas no projeto.

 

A coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, destaca que as áreas novas foram inseridas a partir de diálogos com as comunidades apontadas como áreas de interesse da Ascamai, da Petrobras e do próprio projeto. “Nosso propósito é ampliar as atividades para oportunizar autonomia e independência a mais mulheres, fortalecendo suas individualidades a partir do trabalho coletivo nas associações e encontros nas comunidades, por isso, as novas áreas certamente se somam ao nosso objetivo e serão dois anos de muito trabalho e plantio de novos frutos”, ressaltou.

 

Maria Aliene dos Santos, da Reserva Extrativista Uilson de Sá, no bairro Santa Maria, em Aracaju, celebra a inclusão das catadoras de mangaba da capital sergipana ao projeto. “Para mim, é muito importante a gente fazer parte do projeto, porque a gente vai sair do individualismo para crescer no coletivo. Agora vamos ser várias pessoas trabalhando no mesmo produto, aprendendo a valorizar mais esse trabalho de igualdade, de trabalhar junto e cada dia a gente vai melhorar, a gente vai não só melhorar os nossos produtos, nosso conhecimento, como a nossa autonomia e empoderamento”, disse.

 

Compartilhando saberes

 

Um dos objetivos do projeto é o de fortalecer a autonomia das mulheres e promover a valorização e a circulação da economia local, a exemplo da participação das mulheres e seus produtos em feiras e eventos dentro e fora do estado, além do E-commerce do projeto, loja virtual que envia a diversidade de produtos que são desenvolvidos a partir das atividades do projeto para todo o país.

 

De acordo com Joselene dos Santos Moura Martins, presidente da Associação Ação Social Professora Elisabete do povoado São José, em Japaratuba, a inserção da associação ao projeto é motivo de esperança para mais incentivo à cultura local e ao trabalho das mulheres do povoado.  “O projeto trará incentivo e valorização da cultura local, onde iremos compartilhar saberes e experiências através das atividades em equipe. Espero que haja comprometimento entre todas as mulheres envolvidas no projeto para que possamos atingir o objetivo em comum, promovendo assim o empoderamento feminino”, pontuou.

 

Para Maria Elizete, moradora do povoado Mundéu da Onça, na cidade de Neópolis, a expectativa é a de que as atividades sejam iniciadas prontamente. “Estou torcendo para que tudo dê certo. Estou feliz porque a partir de agora eu sei que a gente vai conhecer as outras associações e que outras pessoas também vão conhecer a gente. Estou feliz e com a certeza de que tudo dará certo para nós”, concluiu.

 

Atuação do projeto

 

O projeto é executado com a participação direta das mulheres nas comunidades, desde o processo de mobilização, apresentação das ações, cadastro e planejamento das atividades, envolvendo as lideranças comunitárias, em parceria com a equipe executora. São desenvolvidas atividades de práticas artesanais, educomunicação, agroecologia, processamento de alimentos e boas práticas e diálogos de organização social e fortalecimento das associações. Durante o período de atuação, são realizados cursos complementares, intercâmbios, encontros e seminários, webinários e lives com temas relevantes para as mulheres e a sociedade.