Nos meses de abril e maio deste ano, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou a entrega de novos equipamentos para sete associações que integram o projeto, com o objetivo de contribuir para que a produção seja facilitada para as mulheres e que a qualidade dos produtos seja preservada.
De acordo com a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, os equipamentos foram adquiridos a partir da necessidade apresentada pelas associações. “No total, providenciamos 21 equipamentos, novos, inicialmente, nos municípios de Estância, Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Poço Verde e Santo Amaro das Brotas. Essa distribuição aconteceu de acordo com a demanda de cada associação para a garantia da melhor funcionalidade nas produções”, afirmou.
Em Estância, no povoado Manoel Dias, a associação recebeu a doação de um forno, um fogão e uma despolpadeira, em Ribuleirinha, a associação recebeu a doação de um freezer e uma batedeira. No povoado Pontal, em Indiaroba, a associação recebeu um freezer, e no povoado Capuã, na Barra dos Coqueiros, foi entregue uma despolpadeira. Para a catadora de mangaba do povoado Capuã, no município de Barra dos Coqueiros, Silvana Correia, receber o equipamento irá ajudar bastante no trabalho já desenvolvido pela associação. “Para nós foi muito gratificante porque a gente só tinha uma despolpadeira e quando era essa época da safra da mangaba, só com uma era muito difícil. Com a chegada da nova, as coisas com certeza vão melhorar”, pontuou.
A associação das catadoras de mangaba do bairro Santa Maria, em Aracaju, também foi agraciada com a doação de equipamentos para beneficiar a produção e a comercialização das mulheres. “Nós recebemos a doação de uma despolpadeira, um forno, um fogão, uma mesa em aço inox, uma batedeira e um freezer. Tudo isso vai ajudar demais porque antes a gente despolpava na mão, dava muito trabalho, os braços cansavam, e agora vai ser bem mais rápido e bem mais prático, então a gente está muito feliz. Além disso, com o forno, vamos poder fazer biscoitos e os pães com a mangaba, vai nos ajudar muito”, ressaltou a catadora de mangaba, Aliene dos Santos.
Além das associações das catadoras de mangaba de diversas regiões, as artesãs do povoado Malhadinha, em Poço Verde, receberam a doação de uma mesa em aço inox, um fogão e um forno, e as artesãs do povoado Flexeiras, em Santo Amaro das Brotas, receberam a doação de um fogão, um forno, uma mesa em aço inox, uma despolpadora e uma batedeira. “A chegada do projeto em nossa comunidade foi de grande importância, o fato de recebermos os equipamentos novinhos já nos dá ânimo para produzir. Essa é uma forma de incentivar as mulheres e suas famílias e somos muito gratas”, celebrou a artesã Laize Feitosa, do povoado Flexeiras.
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.