O cartão postal é uma importante ferramenta de comunicação em todo o mundo, quer seja expressando viagens, vivências, emoções, entre outras mensagens. Pensando nisso, o projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolveu cartões postais com as imagens dos territórios extrativistas que fazem parte da iniciativa, para eternizar e divulgar as paisagens símbolos de resistência de muitas mulheres sergipanas.
A escolha das paisagens se deu a partir das fotografias realizadas durante as oficinas e visitas técnicas da equipe do projeto, que, cuidadosamente, escolheu as imagens para representar os territórios que fazem parte da Rede. “ Nós escolhemos imagens representativas, que mostrassem a força das mulheres diversas que integram o projeto. Quando vimos a beleza da foto impressa, ficamos muito felizes com o resultado. Os cartões postais vão circular como um presente que as pessoas darão umas às outras, assim como é um presente para nós poder conviver e conhecer as histórias das mulheres”, afirmou a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto.
De acordo com a jornalista do projeto, Rita Simone, atualmente, com todo o imediatismo que a chamada “sociedade líquida” atravessa, o cartão postal é um contraponto que pode fortalecer inclusive a memória social de grupos sociais distintos. “Ele pode emoldurar a defesa de modos de vida e da própria territorialidade, pois tem a capacidade de fazer circular palavras, inclusive as simbólicas, que denotam senso de identidade e pertencimento, favorecendo a mitigação de muitas maneiras que existem de se perpetuar a exclusão social, inclusive a linguística”, disse.
Rita ainda reforça a importância da preservação do registro imagético como mantenedor da memória viva de toda a história que cada território representa. “Sendo assim, quando a impressão escrita e imagética da Rede circula, além de dar certa referência ao tempo afetivo do cotidiano de quem envia e quem recebe, ela leva a luta das mulheres, seus percursos, territórios, saberes, fazeres, e muito mais, (re)conectando culturas, educando e reduzindo fronteiras construídas socialmente”, finaliza.
Os cartões postais podem ser adquiridos através da loja virtual do projeto: https://rede-solidaria-de-mulheres.lojaintegrada.com.br/cartoes-postais-23026873
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.