Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe participa de Workshop dos Projetos Socioambientais da Petrobras no Rio de Janeiro

 

Durante os dias 22 e 23 de outubro, o projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), participou do primeiro Workshop dos Projetos Socioambientais da Petrobras de 2024, no Rio de Janeiro.

 

Reunidos por dois dias, o evento contou com a participação dos projetos do Programa Petrobras Socioambiental, tanto os que estão em execução nos territórios, como também novas contratações a partir do último edital, em 2023, que atua apoiando iniciativas sustentáveis na sociedade. No primeiro dia, a equipe técnica da Petrobras apresentou a empresa e suas áreas e competências a todos os representantes dos projetos que estavam presentes no workshop, fazendo uma aproximação da empresa com as instituições. Já no segundo dia, os participantes dialogaram em grupos de trabalho, com o objetivo de traçar estratégias para o futuro.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, a participação da Rede no Workshop reforça o compromisso alinhado aos objetivos traçados desde o início do projeto. “A Petrobras é uma empresa comprometida com o desenvolvimento do país e com a responsabilidade socioambiental. E durante esses dias, nós pudemos sentir e reafirmar a importância dos projetos nos territórios em que atuam com a empresa, sobretudo, na construção de ideias e compromisso para o presente e o futuro no campo socioambiental. Foi um momento de muita troca com outros projetos, a exemplo do grupo de trabalho com projetos do Nordeste, além de discutir cooperativismo com diversas iniciativas do país”, afirmou.

 

As diretrizes e objetivos do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe também se somam aos compromissos desenvolvidos pelo Programa Petrobras Socioambiental, bem como os compromissos com a sociedade, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a exemplo da promoção da soberania alimentar (ODS 2), da educação de qualidade (ODS 4), da igualdade de gênero e empoderamento feminino (ODS 5) e da redução das desigualdades (ODS 10).

 

Vale relembrar que no final de 2023, a Petrobras, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante os anos de 2020 a 2023, e à importância das atividades do projeto para as mais de 400 mulheres sergipanas, convidou a Rede Solidária de Mulheres de Sergipe a dar continuidade às ações até 2025, inserindo novas áreas e ampliando o trabalho coletivo e participativo realizado pela equipe. Além da continuidade das ações, há a continuidade da parceria entre o projeto e a empresa, que está com a Rede Solidária desde o início, contribuindo para que oportunidades sejam criadas e vidas sejam transformadas.