“O futuro é ancestral e feminino”, esse é o tema da Live que será promovida pelo projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no dia 07 de março, sexta-feira, às 16h, na página do Instagram da iniciativa. A data antecede a celebração do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Neste ano, a Organização das Nações Unidas – ONU, destaca que 2025 é o ano de todas as mulheres e meninas, pois a data comemora os 30 anos da Declaração de Pequim, um marco global na defesa da igualdade de gênero. A declaração é um plano de ação da ONU para promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. De acordo com o documento, seus objetivos são os de transformar normas sociais, ampliar serviços essenciais, investir em educação e campanhas de conscientização, promover a igualdade de gênero, empoderar mulheres e meninas, entre outros pontos importantes que ainda não foram amplamente alcançados.
De acordo com a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, a proposta da Live é trazer a perspectiva e os anseios de mulheres do projeto de diferentes regiões e atividades para dialogar sobre os avanços, os direitos de igualdade de gênero e o que ainda pode e deve ser conquistado. “O tema propõe pensar em direitos e conquistas, mas também reforçar a reverência e a referência da ancestralidade como um retorno ao passado para garantir um futuro equânime e justo para todas as meninas e mulheres, por isso, acreditamos na ideia de que o futuro é ancestral e, sobretudo, feminino”, afirmou.
A Live contará com a participação da presidenta da Ascamai, Alzilene Santana, de dona Maria Helena, artesã do povoado Aguada, em Carmópolis, de Alaine Santos, catadora de mangaba do bairro Santa Maria, em Aracaju e com a mediação de Adriane Santos, rendeira do município de Divina Pastora. “Essa live destaca a importância de ter um dia para nos homenagear, para ressaltar a nossa força e mostrar que, unidas, a gente conquista muito mais espaço, muito mais coisas. E para mim é um privilégio, uma alegria muito grande poder mediar esse espaço com mulheres tão inspiradoras. Espero que a gente consiga estimular, incentivar as mulheres a ser cada vez mais fortes, cada vez mais guerreiras e determinadas, a partir de nossas falas e nosso encontro”, ressaltou, Adriane Santos, mediadora da live e rendeira.
A Live “O futuro é feminino e ancestral” acontece no dia 07 de março, sexta-feira, às 16h, na página do Instagram do projeto.
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.