As mulheres do projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Movimento de Catadoras de Mangaba de Sergipe (MCM), participam até este domingo, dia 27, da segunda edição da Vila da Páscoa, que acontece nos Lagos da Orla da Atalaia, em Aracaju.
A vila da Páscoa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Funcap e algumas Secretarias de Estado, e a partir de um edital promovido, as mulheres foram selecionadas para comercializar produtos alimentícios a exemplo dos biscoitos, geleias, doces, compotas, balas, trufas e outras guloseimas feitas com a mangaba e outros frutos da restinga sergipana. O evento teve início no dia 04 de abril e segue até o domingo, sempre das 17h às 22h, com o objetivo de fomentar o turismo e contribuir para a geração de renda no estado.
Para a coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, a participação das mulheres em eventos promovidos com o intuito de fortalecer a economia solidária é sempre uma grande oportunidade para a divulgação do trabalho potente realizado por elas. “A comercialização dos produtos num evento de grande porte como a Vila da Páscoa é de grande visibilidade não somente para o que se tem produzido nas comunidades e associações, mas para o fortalecimento da luta das mulheres extrativistas e para que mais pessoas conheçam a história e de que forma elas protegem seus territórios, bem como a importância da coletividade na construção de cada um dos quitutes apresentados”, afirmou.
A catadora de mangaba, Maria Marina dos Santos, do povoado Manoel Dias, em Estância, destacou a boa aceitação do público. “Tem sido uma experiência muito boa, principalmente pela aceitação dos turistas, muita gente conversa, quer saber mais sobre a mangaba, sobre nossa história, e saiam admirados com nossos produtos, então isso é muito bom para nós, é maravilhoso. Além disso, a estrutura que nos forneceram para a comercialização também proporcionou mais conforto e visibilidade”, finalizou.
Para conhecer e adquirir os produtos desenvolvidos pelas mulheres do projeto, vá à Vila da Páscoa até o domingo, 27 ou acesse a loja virtual: https://rede-solidaria-de-mulheres.lojaintegrada.com.br/
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.