Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Uma Rede com sabor de mangaba

 

Quem procurar no Google informações relativas à “Rede Solidária de Mulheres” irá encontrar a de Sergipe, logo na primeira linha. E mais, irá visualizar um entrecruzamento entre as Catadoras de Mangaba e essa Rede.

 

Não se trata, portanto, de mera coincidência. Desde o mês de abril, a Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) vem desenvolvendo sob patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, um projeto que inclui centenas de mulheres de Carmópolis, Japaratuba, Pirambu, Barra dos Coqueiros e Estância.

 

O sistema de Rede está sendo construído a partir de uma série de encontros, rodas de conversa, oficinas e diálogos que buscam impulsionar as similaridades dos diferentes grupos e, ao mesmo tempo, encontrar eixos que se entrecruzam. Elas não se prendem a aspectos somente de suas subjetividades, afetividades, sororidade. Mas, sobretudo, a muito trabalho.

 

Após seis meses de execução, o RedeSolidáriade Mulheres possui uma marca criada coletivamente, a partir dos valores “força, crescimento, união confiança, abrigo, resistência eempoderamento”, estabelecidos pelas mãos das extrativistas, costureiras, bacamarteiras, confeiteiras, artesãs, donas de casa, trabalhadoras desempregadas, professoras e tantas outras.

 

Muito ativas, as atrizes sociais estão mergulhando em temas que consideram relevantes para o seu dia-a-dia. “Elas levam saberes importantes para serem partilhados com as mulheres das demais comunidades, ao mesmo tempo que os recebem. Mantendo parcerias, estão fortalecendo vínculos entre si e o território que habitam. Atuando em rede, trocam informações ao tempo que constroem a disseminação de informações a respeito de seus direitos sociais, ambientais e culturais. Isso impulsiona a melhoria das suas condições de vida e a das gerações futuras, minimizando fronteiras”, afirma Mirsa Barreto, coordenadora do projeto.