Na última quinta-feira, 10, a equipe do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, realizou o II Seminário Regional para Organização, Prática de Produção e Comercialização, dessa vez, no Povoado Porteiras em Japaratuba, reunindo cerca de 10 mulheres da região, incluindo Barra dos Coqueiros e Pirambu. O primeiro seminário foi realizado em novembro de 2018, no município de Carmópolis.
A comercialização é uma questão desafiadora para quem atua nos campos da agricultura familiar e da economia solidária. Por isso, de acordo com Mirsa Barreto, coordenadora geral do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, é também objetivo do seminário “garantir a sustentabilidade do trabalho e, principalmente, a sua relação com o consumo responsável e o comércio justo e solidário”, afirma.
Para Dona Rosenilde, de Baixa Grande em Pirambu, “organização, capacidade e orientação” são as três palavras que resumem e garantem importância ao II Seminário. “Tudo o que ouvimos hoje, nesse curso, vai ajudar demais a gente na organização do nosso trabalho, principalmente, ajudar a solucionar os problemas que surgem durante o processo de produção”, acredita.
Já Silvana Correia, de Capuã na Barra dos Coqueiros, acredita que o intercâmbio de conhecimento foi a melhor parte do II Seminário. “Estar em contato com a realidade de cada mulher presente aqui faz com que a gente reflita sobre nosso trabalho e também se reconheça no trabalho da outra”, disse.
Sempre com o discurso de união na ponta da língua e na prática diária, Dona Maria dos Prazeres, de Porteiras, ajuda a manter vivo e dinâmico o trabalho das Catadoras de Mangaba de Japaratuba. “Agora estamos investindo na renovação da nossa geração aqui na associação. Apesar de novas, as meninas estão chegando com coragem e sabedoria para fortalecer nosso trabalho”, confia.
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.