Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Seminário fortalece diálogo da Rede com instituições públicas e privadas

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe realizou, no dia 14 de março, o ‘Seminário Regional de Práticas de Organização, Produção e Comercialização’, no auditório do Sesc em Aracaju. Um importante espaço de articulação com instituições públicas e privadas, cujo objetivo foi apresentar as demandas sociais das mulheres da Rede, sistematizadas em relatório construído durante três seminários locais, realizados em Carmópolis, Porteiras e Pontal, a fim de instituir compromisso de parceria.

 

Para Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto, o evento fortaleceu o diálogo da Rede com as instituições presentes. “Tivemos uma boa interlocução com as instituições que têm competência para contribuir com ações da Rede e com o acesso das mulheres às políticas públicas de educação, saúde, trabalho e renda, e assistência, como elas próprias demandaram”, afirma.

 

A presença de técnicos da Emdagro, da região de Indiaroba, e da Embrapa reafirmaram o compromisso das empresas públicas com a organização social das mulheres extrativistas e de Carmópolis, assim como, o Sesc e a UFS, que já são parceiros da Rede, a Petrobras, patrocinadora da Rede, e o Sebrae. Já as representantes das prefeituras de Japaratuba, Carmópolis e do mandato do deputado estadual Iran Barbosa, se comprometeram com o acesso das mulheres, seus familiares e toda a comunidade às políticas públicas.

 

Com a falta de algumas autoridades e agentes públicos, Mirsa Barreto avalia que o objetivo do seminário foi cumprido em parte e destaca os pontos positivos. “Avançamos muito, principalmente na demonstração de maturidade das propostas construídas pelas mulheres, e da avaliação que elas fizeram do seminário. Elas criaram estratégias para continuar buscando o diálogo, para a conquista de direitos com aqueles que não compareceram”, conta.

 

Todas as prefeituras das áreas onde o projeto atua foram convidadas para o seminário, além de representantes do Ministério Público Federal; Adema; Embrapa; Emdagro; Ibama; IBGE; Secretária de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social do Trabalho e dos Direitos Humanos; Instituto Pangea; Sebrae; Sesc; Assembleia Legislativa/Mandato do deputado estadual Iran Barbosa e Universidade Federal de Sergipe.