Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede constrói parceria para enfrentando da violência contra as mulheres em Carmópolis

 

Na manhã desta quinta-feira, 11, a coordenação do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe – realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental – recebeu Antônio Sávio Santos, Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, para dialogar sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres em Carmópolis.

 

 

De acordo com o secretário, o município vai construir um Núcleo Interdisciplinar para dar o correto acolhimento e a celeridade necessária para o atendimento à mulher vítima de violência. Para isso, quer criar parcerias com organizações e instituições que têm experiência na atuação com mulheres. “Sabemos do importante trabalho que vocês realizam com as mulheres do nosso município e queremos contar com vocês para reduzir os indicadores de violência contra as mulheres”, disse.

 

“Nossa ideia não é impositiva. Queremos estabelecer o diálogo com diversos parceiros do meio acadêmico, justiça, sociedade civil organizada e envolver todas as secretarias do município em ações integradas de prevenção e controle social da violência, educação, promoção da paz, acolhimento das vítimas e tratamento também dos agressores, para além da resposta criminal”, destacou o secretário Antônio Sávio.

 

Para Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede, as propostas do secretário atendem a uma demanda de todas as mulheres do município e, em especial, das mulheres participantes do Projeto Rede. “A violência contra as mulheres atinge e destrói todas as famílias. Pensar ações integradas de geração de trabalho e renda para as mulheres, associadas ao acesso à políticas públicas de saúde, educação e prevenção da violência é muito importante. Por isso, recebemos com alegria a proposta de parceria. Vamos contribuir com o processo, respeitando a atribuição e competência de cada parceiro”, afirmou.

 

Segundo a coordenadora, as mulheres do Projeto Rede vão participar da elaboração do Plano de Ação Municipal para Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres junto com outras entidades e organizações do estado.

 

Também participaram da reunião a assistente social, Claúdia Leão, e a jornalista e coordenadora de Educomunicação, Agatha Cristie.

 

Rede

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe atua com quase 300 mulheres de Carmópolis. Elas estão, desde o ano passado, participando de oficinas artesanais e cursos profissionalizantes como: Agroecologia, Processamento de Alimentos e Boas Práticas de Fabricação, Educomunicação, Maquiagem Social, Reciclagem, Corte e Costura, Design de Moda, Bonecas, Crochê, Bordado, Macramê, Informática, Cuidador de Idosos, Atendimento ao Cliente e Rotinas Administrativas, realizados em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, SergipeTec e o Centro de Educação Profissional Governador Marcelo Déda.