Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede lança Cartilha de Agroecologia protagonizada por mulheres

 

A sabedoria popular das mulheres, que ao longo da vida envolveram-se em práticas de cuidar das pessoas, da terra, do ar, da água e dos alimentos em seus territórios, foi organizada na Cartilha de Práticas agroecológicas, construindo soberania e segurança alimentar, produzida pelo Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

O Projeto Rede realiza evento de lançamento da cartilha na Universidade Federal de Sergipe, dia 03 de maio, a partir das 9h. Na programação, palestras para compartilhar experiências de práticas agroecológicas, roda de conversa com mestras e griôs da sabedoria popular e tradicional, e um café com broa e prosa.

 

De acordo com Thiago Vieira, engenheiro florestal e técnico em agroecologia, a cartilha é um produto coletivo feito, a partir das ações de agroecologia desenvolvidas pelo projeto tais como, os quintais produtivos, rodas de conversa, palestras de educação ambiental e oficinas para produção de viveiros florestais. “A cartilha reúne algumas dessas práticas, que visam sensibilizar as mulheres sobre as consequências danosas das técnicas de cultivo baseadas na adubação química e uso de agrotóxicos. E mais do que isso, ela expressa os avanços e os desafios das mulheres da Rede em direção à agroecologia e da sustentabilidade”, afirmou.

 

O destaque desse material é o protagonismo das mulheres da Rede durante o processo de produção. Os lugares, as receitas, as histórias, as personagens. São elas. Tudo foi feito respeitando a sabedoria e a trajetória de cada uma. Para Dona Maria Auta, “não tem felicidade maior do que se reconhecer em um trabalho bonito como esse”, disse.

 

Programação:

9h – Palestra “Práticas agroecológicas, construindo soberania e segurança alimentar”

Convidados:

Thiago Vieira – Engenheiro Florestal do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe

Daniela Bento – Historiadora e ativista social (SASAC/ASA)

Iva Melo – Pedagoga especialista em gestão escolar e ativista em manejo da caatinga (SASAC)

 

10h – Café, broa e prosa

 

10h15 – Lançamento da Cartilha de Saberes e Práticas Agroecológicas

Convidada:

Iraci Sena – Agricultora e educadora popular, de Baixa Grande/Pirambu