Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Economia solidária em Rede no Encontro Regional da ABRAPSO

 

Construir economia solidária é um desafio possível, apenas, quando feito através de parcerias. Dessa forma, a comissão organizadora do VI Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social – convidou as Catadoras de Mangaba e as outras mulheres da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe para comercializarem seus produtos artesanais e durante o evento, que acontece na Universidade Federal de Sergipe, de 08 a 10 de maio.

 

 

Para as mulheres, uma grande oportunidade de apresentar o trabalho coletivo delas para pessoas de outros estados. “Sempre que temos chance de apresentar nossos produtos a gente não mede esforços. Aqui tem pessoas de vários estados do Nordeste, gente que valoriza nosso trabalho e que conhece nossa história, através das delícias que produzimos”, disse Karina Wanessa, Catadora de Mangaba de Manoel Dias, de Estância.

 

 

O professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Samir Peres, que também faz parte do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Movimentos sociais e Políticas Sociais – TraMPoS, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Laboratórios da USP, está participando do Encontro Regional Nordeste da ABRAPSO e aproveitou para valorizar a atuação das mulheres da Rede.

 

 

“Sempre priorizo o consumo de produtos artesanais feitos de forma cooperada, e através do princípio da economia solidária que é um assunto que faz parte dos meus círculos de pesquisa, estudo e trabalho. Ontem [09], eu provei a balinha de mangaba e achei uma delícia, depois meus amigos me forçaram a experimentar o licor [risos], aí hoje voltei para comprar uma bolsinha para minha filha e uma compota para minha mãe”, contou Samir Peres.