Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Rede envia produtos alimentícios para análise laboratorial

 

Hoje, 28, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe enviou amostras de compotas e geleias da linha ‘Sabores de Carmópolis’ para análise no laboratório Senai/Cimatec – Instituição referência em Educação, Pesquisa e Inovação -, em Lauro de Freitas, na Bahia. De acordo com a engenheira de alimentos da Rede, Tuânia Soares, o objetivo dos testes analíticos é construir a tabela nutricional dos produtos das mulheres da Rede, assegurando segurança alimentar e a proteção da saúde do consumidor.

 

“A tabela nutricional, de forma simples, é a representação gráfica de todos os nutrientes que o alimento contém, além de ser uma importante fonte de informações para o consumidor. É nela que conhecemos componentes como ingredientes, as quantidades por porção e os valores diários de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Isso facilita ao consumidor conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos em benefício da sua própria saúde”, explicou a engenheira de alimentos.

 

Além disso, Tuânia também destacou a importância comercial da tabela nutricional. “Com a sociedade cada vez mais exigente, muitas pessoas deixam de adquirir um produto por não obterem conhecimento sobre suas informações nutricionais. Nesse sentido, as informações nutricionais acabam agregando muito valor aos produtos e potencializando as vendas, porque quando fica demonstrado o cumprimento da legislação, o produto ganha credibilidade e evita obstáculos técnicos ao comércio”, disse.

 

A linha de produtos ‘Sabores de Carmópolis, que serão  analisados pelo Senai/Cimatec, é composta por compotas de abacaxi, mamão, jaca e goiaba; e geleias de maracujá com manga, maracujá, goiaba, abacaxi, e tomate com pimenta. Após a análise laboratorial, os produtos receberão rotulagem para ganhar o mercado e fortalecer a rede comercialização das mulheres.