Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

TV Sergipe faz reportagem sobre Viveiro Agroflorestal Comunitário da Rede

 

Hoje, 28, a equipe da TV Sergipe foi até a comunidade de Capuã, na Barra dos Coqueiros para fazer uma reportagem com as Catadoras de Mangaba sobre a implantação do Viveiro Agroflorestal Comunitário, promovido pelo Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, que é realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

A gravação contou com a presença de cinco mulheres da Rede, Catadoras de Mangaba, entre elas a liderança local Patrícia Santos de Jesus e o engenheiro florestal da Rede, Thiago Vieira, que falou sobre a importância do viveiro. ”

 

“A função dos viveiros é contribuir com a parte socioambiental por meio da produção, plantio e comercialização dessas mudas, além de serem fonte de renda para as comunidades e incentivar a cadeia produtiva local da muda nativa, inserindo as comunidades como eixo central desse processo de restauração florestal”, explica.

 

Junto com as mulheres das comunidades, a Rede concluiu a meta de construção de quatro Viveiros Agroflorestais Comunitários nas comunidades de Manoel Dias (Estância), Baixa Grande (Pirambu), Palmeira (Carmópolis) e Capuã (Barra dos Coqueiros).

 

Os viveiros tem área de 200m², com capacidade para produção anual de 30 mil mudas, beneficiando diretamente cerca de 50 famílias. Neles, as mulheres trabalham de forma coletiva, dividindo entre elas todas as etapas de produção que incluem coleta e beneficiamento de sementes, preparação de substrato, enchimento dos recipientes (saquinhos pretos), semeadura, e irrigação além da gestão do viveiro e comercialização das mudas. “Todo o dinheiro arrecadado com a venda das mudas é gerido pelas próprias mulheres”, ressalta Thiago Vieira.

 

A matéria da TV Sergipe ainda não tem data para ir ao ar.