Chegamos à última edição do Boletim Vozes em Rede. Ao longo dos últimos dois anos fizemos ecoar a voz de, pelo menos, 612 mulheres sergipanas inspiradoras. Juntas, elas construíram a mais linda rede de solidariedade, e de esperança, que já vimos, através do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe. Foi incrível!
Iniciamos o trabalho em abril de 2018, a partir de um processo de mobilização e diálogo com lideranças locais, associações, comitês comunitários e instituições públicas com objetivo de realizar um diagnóstico socioeconômico e cultural de cada uma das dez áreas, urbanas e rurais, em que o projeto atua, nos municípios de Indiaroba, Estância, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Japaratuba, e Carmópolis.
De lá para cá, essas mulheres extrativistas, pescadoras, agricultoras, artesãs, artistas, mães, avós, e donas de casa, têm enfrentado de peito aberto e cabeça erguida as amarras de uma sociedade machista, racista e desigual. Elas mudaram suas próprias vidas, superando dificuldades e criando novas formas de trabalho coletivo e de geração renda. A Rede foi balançada por mulheres que decidiram ser donas dos seus destinos. E nós nos orgulhamos muito de ter feito parte dessa mudança!
É importante lembrar que, as ações do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe só foram possíveis, através da realização da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe, e a parceria da Universidade Federal de Sergipe e do SESC. Por isso, também agradecemos!
Nos despedimos com alegria e certeza de que as mulheres não deixarão a Rede parar de balançar.
Boa leitura!
Confira: http://redesolidariademulheres-se.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Boletim_sexta-edição-1.pdf
© Copyright - ASCAMAI - Todos os Direitos Reservados.